VIDA SECA + NA PERIFERIA DO PUNK


Photo: Elisa di Garcia, Cenário: ZèCésar

Participação Especial da banda na expo ” NA PERIFERIA DO PUNK” de Oscar Fortunato

Apresentação

O grupo VIDA SECA surgiu em 2004, formado por ex-integrantes de um bloco de percussão que usava lixo e materiais recicláveis como instrumentos musicais. Seguindo esta idéia o VIDA SECA busca explorar novos timbres e sonoridades com o lixo e a sucata, pesquisando e relendo ritmos brasileiros e latino-americanos, com influências da música pop e contemporânea.

O quarteto formado por Danilo Rosolem, Igor Zargov, Ricardo Roqueto e Thiago Verano compõe músicas, produz instrumentos e ministra oficinas com o projeto “Lixo Ritmado, Batuque Reciclado”, que desenvolvem desde o ano de 2006. Buscam com estes trabalhos instigar as pessoas para nossa realidade social e ambiental, por meio de um discurso artístico e pedagógico que questiona e propõe ações.

Trajetória

Em 2008 o Vida Seca lançou seu primeiro cd Som de Sucata , produção independente, que traz sete composições do grupo. O Vida Seca também participou do cd Ópera de uma Vida Seca do grupo matogrossense Triêro , compondo o arranjo e tocando na música Lixo , letra de Anthony Brito, do Triêro.

O Vida Seca já se apresentou e ministrou oficinas em eventos como a etapa de Goiânia do Circuito Cultural Banco do Brasil 2007; Festival de Cultura em Nova Xavantina, Mato Grosso, em 2006; no 24 Horas de Cultura na UFMT 2006 e 2007 em Cuiabá, Mato Grosso; no Espaço Fora do Eixo e na Casa Cuiabana em 2007, Cuiabá, Mato Grosso; Projeto Segunda Aberta, Teatro Goiânia Ouro, Goiânia, 2007; no Canto da Primavera 2007, em Pirinopólis, Goiás; Ato em Memória do Acidente Radioativo do Césio 137 junto ao Porquá? Grupo Experimental de Dança, Goiânia, 2007; Projeto Eu Faço Cultura 2008 , Goiânia, Goiás; Festival Vaca Amarela 2008, Goiânia, Goiás; Lançamento do CD no Botiquim Blues em 2008, Taguatinga, DF; Lançamento do CD no Balaio Café em 2008, Brasília, DF; Semana do Meio Ambiente 2008 Transpetro/Petrobrás realizando turnê com shows e oficinas nas cidades de Senador Canedo-GO, Brasília-DF, Uberlândia e Uberada-MG e Ribeirão Preto-SP; Carnaval de Rua de Goiânia 2007, 2008 e 2009; Lançamento do CD no Sarau do Calouro Lunático março de 2009, UFMT, Cuiabá, Mato Grosso; II Forúm Cultural da Unesp , maio de 2009, Presidente Prudente, São Paulo; Dia Mundial do Meio Ambiente Sesc, junho de 2009, Anápolis, Goiás. Feira do Empreendedor Sebrae Goiás 2009, Goiânia; Canto da Primavera 2009 , Pirenopolis, Goiás.

No mês de outubro de 2009 realizou sua primeira turnê internacional por 6 cidades em Portugal : Almada, Braga, Lisboa, Porto, Seia e Seixal. Participou de eventos como o Cine Eco, em Seia, de um intercâmbio com o grupo de percussão tradicional portuguesa Tocá Rufar e do concerto Triptico, em parceria com o projeto Open Gate 5 , no Porto. Além das apresentações musicais ministrou oficinas para alunos de escolas públicas em Seia e Braga e workshops para os integrantes da orquestra Tocá Rufar. Em novembro de 2009 teve a honra de abrir o show do mago Hermeto Pascoal , durante o 15º Goiânia Noise Festival.

Em 2010, nos meses de janeiro e fevereiro, participou do projeto Ciranda Cultural do Cerrado , que percorreu o interior do estado de Goiás e a capital Goiânia, oferecendo shows e oficinas e promovendo o debate sobre o reconhecimento do cerrado como patrimônio do bioma brasileiro. Durante o carnaval realizou apresentações nas cidades paulistas de Dobrada e Taquaritinga.

No mês de maio se apresentou na edição 2010 do Festival Bananada, em Goiânia, e em seguida partiu para sua segunda turnê em Portugal, onde participou do Festival Internacional de Percussão Portugal a Rufar, no Seixal; da Festa Caldas Late Night, em Caldas da Rainha e realizou apresentações em diversas espaços como a Casa Viva, no Porto; Insólito Bar, em Braga; Carpe Diem Bar, em Santo Tirso; e intervenções nas ruas de Lisboa. Também ministrou oficinas na cidade de Braga, no Jardim de Infância Panoias. Para esta viagem o Vida Seca foi contemplado pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura.

Atualmente o Vida Seca está produzindo seu primeiro DVD , projeto contemplado pela Lei Goyazes de Incentivo à Cultura de Goiás . No dia 10 de julho foram foi realizado o espetáculo Som de Sucata , no Circo Lahetô em Goiânia, que foi registrado para este trabalho. Também farão parte curtas-metragens que estão em produção, dois deles em parcerias com dois grupos artísticos de Goiânia, o Porqua? Grupo Experimental de Dança e o Grupo Empreza , além de um documentário sobre o projeto de oficinas Lixo Ritmado, Batuque Reciclado.

Mais informações e contatos:

www.vidaseca.com.br
vidaseca@gmail.com
Produção : (62) 4141-3163 / 8451 1167
Assessoria de imprensa : (62) 8455-3843

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *